sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Suco de Frutas na Prevenção do AVC e Mal de Alzheimer

Suco de Frutas, AVC e Alzheimer
Por Dr. Renato Bestetti - Neurologista

Recentemente, os radicais livres, moléculas que possuem um elétron  ímpar em sua órbita externa que facilita a sua ligação a outras moléculas, tem recebido muita atenção quanto ao envolvimento em diversas doenças, incluindo as neurológicas.

Estes radicais livres são produtos celulares resultantes do processo de utilização do oxigênio, tem curtíssima vida mas podem se tornar estáveis e, em nosso organismo, levar a reações químicas lesivas reversíveis e até irreversíveis às mesmas células.

Ocorrem em quantidade reduzida nas condições normais e o corpo humano possui substâncias que reparam as consequências destas ligações em sua grande maioria . Estes são os antioxidantes, antídotos dos radicais livres,  agem de diferentes modos para evitar estes danos.


Estão em permanente atividade no organismo e, quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e sua correspondente neutralização pelos antioxidantes, ocorre o que se denominou stress oxidativo.

Fatores externos também contribuem para a formação destes radicais livres, por exemplo, tabagismo, etilismo, ingestão de gorduras saturadas, stress, etc. Felizmente encontramos muitas fontes externas e bem acessíveis de antioxidantes, por exemplo, os polifenóis encontrados em frutas.

Dauchet e colegas franceses do Instituto Pasteur em Lille (Neurology 65 : 1193-1197, 2005 ) sabendo a relação direta entre consumo de frutas /vegetais e doença coronariana, procuraram saber se o mesmo acontecia na Doença Vascular Cerebral (AVC, isquemia, infarto).

Para isso fizeram uma meta-análise, ou seja, um tipo de estudo em que reuniam vários outros realizados por diferentes pesquisadores, comparavam os perfis dos pacientes conforme seus objetivos, a seguir realizando um novo e único estudo estatístico, desta vez com maior número de pacientes do que os estudos originais e mais objetivo.

Seu principal resultado foi: o consumo de frutas e vegetais diminui o risco de AVC. A pergunta importante a ser feita é se o consumo de frutas não estenderia esta proteção a outras doenças em que é possível o envolvimento dos radicais livres.

Dai e outros pesquisadores americanos ( Am J Medicine , 119 (9) : 751-759, 2006 ) investigaram se o consumo de frutas e vegetais, contendo uma alta concentração de polifenóis, um poderoso antioxidante, diminuiria o risco de surgimento da Doença de Alzheimer (DA).

Para isso estudaram 1836 americanos de descendência japonesa na cidade de King County no estado de Washington, examinados inicialmente em 1992-1994, sendo constatado que naquele momento não tinham qualquer evidência de síndrome demencial e depois foram avaliados rotineiramente até 2001, quando encerraram a pesquisa.

Seu principal resultado foi: aqueles que tomavam suco de frutas ou vegetais,  no mínimo 3 vezes por semana, diminuiam o risco de www.cidadederibeiraopreto.com.brde DA para até 76 %.
Sendo o Brasil um país tropical muito rico em frutas e o progressivo aumento na expectativa de vida, nada mais natural do que incentivar o consumo de frutas e vegetais.

Além de ser mais saudável do que consumir produtos industrializados, pode contribuir a longo prazo, no adiamento e início de determinadas doenças que envolvam, possivelmente, a participação dos radicais livres em alguma etapa de seu desencadeamento.

Leia mais notícias sobre Saúde em Foco no Blog: FONTE: www.cidadederibeiraopreto.com.br


FONTE:
www.cidadederibeiraopreto.com.br/saudeemfoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário